¤¤¤ ROCK BLOG ¤¤¤

quinta-feira, junho 22, 2006

Whitesnake Live In The Still Of The Night


14 de Junho de 2006, cerca das 20 horas. A fila para entrar no Coliseu dos Recreios estende-se já por algumas dezenas de metros. 20 minutos depois, abrem-se as portas do recinto. A entrada faz-se sem problemas e conseguimos arranjar um lugar mesmo de frente para o palco. O público vai entrando e a plateia e bancadas vão-se compondo, ao som ambiente de várias músicas de hard-rock com alguns nomes conhecidos.
Após uma espera de cerca de uma hora, as luzes apagam-se e ouvem-se os aplausos do público espectante. Começamos a ouvir um som de sintetizador em crescendo... mas não, não são ainda os Whitesnake. Para surpresa de alguns, o concerto tem primeira parte e esta fica a cargo dos portugueses Faithfull, que têm assim a sua segunda participação como banda de apoio aos Whitesnake no espaço de 2 anos. Cerca de 40 minutos de actuação bem sucedida (à excepção de um pequeno deslize do guitarrista, mas nada de grave) confirmaram a qualidade da banda ao vivo, que já tinha sido testemunhada por quem viu o concerto de 2004 no Pavilhão Atlântico.
Voltam a acender-se as luzes do Coliseu e é altura de pôr a descoberto o material da banda cabeça de cartaz. Afinações finais dos instrumentos, últimos retoques, tudo com o som, novamente, de várias músicas rock, entre as quais, curiosamente, uma de David Coverdale a solo (um pouco de auto-promoção não faz mal nenhum).
O Coliseu volta a ficar às escuras... começam a ouvir-se os primeiros sons do teclado... o público vibra... "HERE'S A SONG FOR YA" grita David Coverdale e o mote está dado para o início de mais um grandioso concerto. O início é simplesmente avassalador, não havendo pausa da primeira para a segunda música. Só depois disso David Coverdale se dirige com mais cuidado ao público caloroso e pede a sua ajuda para o ajudar a cantar os primeiros versos de Love Ain't No Stranger. Diga-se de passagem que a interacção entre Coverdale e o público foi uma constante ao longo do concerto, o que lhe deu um ambiente espectacular.
Tentando resumir aquilo que só quem lá esteve poderá compreender verdadeiramente, o que é certo é que o calor que se fez sentir não impediu ninguém de viver intensamente o espectáculo e cantar com a banda os seus êxitos mais conhecidos, entre eles os inevitáveis Is This Love e Here I Go Again. O poderoso Crying In The Rain deu oportunidade ao baterista Tommy Aldridge para brilhar com o seu solo de bateria de mais de 5 minutos, metade dos quais tocados apenas com as mãos, já que as baquetas tinham sido atiradas para o público a meio do solo.
Solos de guitarra nos entretantos e chegávamos a Ain't No Love In The Heart Of The City, a balada que proporcionou o momento mais tranquilo de todo o concerto, mas nem por isso o menos entusiasmante, com o público, mais uma vez, a cantar grande parte da música.
Aproximávamo-nos do final do espectáculo a passos largos e a banda sai de palco. Ouvem-se as habituais aclamações e, passados poucos minutos, regressam os músicos com o rugido da guitarra que abre o obrigatório Still Of The Night, um dos maiores hinos do hard-rock dos anos 80. Acaba a música, David Coverdale despede-se do público, sugerindo "don't ever let anyone make you affraid" e grita com toda a força da sua voz os últimos "still of the night, still of the night, still of the night". Chega assim ao fim mais uma grandioso concerto... ou talvez não.
O público pede mais, e a banda corresponde com mais duas músicas.
Mais não se pode pedir. Entre grande parte dos seus maiores êxitos e uma ou outra música dos Deep Purple, os Whitesnake ofereceram aquilo que, certamente, o público esperava. É a prova de que os "cotas" ainda sabem o que fazem e têm muito para ensinar. Até à próxima...
Site oficial: http://www.whitesnake.com

3 Comments:

  • At 12:30 da manhã, junho 23, 2006, Blogger Alex said…

    É verdade cunhado grande concerto! E deixa-me realçar os excelentes lugares que ocupamos, tinham uma grande vista não só do palco como do ambiente em geral. =p

    http://cinealex.blogspot.com/

     
  • At 7:46 da tarde, junho 23, 2006, Blogger ANTONIO MELÃO said…

    Pos sim senhor grande concerto e grande foto. Eu no fosso não consegui melhor...
    A maquina é nova e ainda estou em maré de experiments. Obrigado pela visita.
    Tenho mais aqui: discoshistoricos.blogspot.com e ticketsphotopasses.blogspot.com

    Abraço - CM

     
  • At 10:42 da tarde, junho 23, 2006, Blogger savageblue said…

    Obrigado Cameraman, mas a foto não foi tirada por mim. Saquei-a da net. Não posso garantir q tenha sido do concerto do Coliseu, mas parece-me bem possível q seja. Pelo pouco que me lembro, as roupas parecem corresponder minimamente. Pode ser q, para a próxima, leve a máquina, desde q me deixem entrar com ela...

    Cumprimentos

     

Enviar um comentário

<< Home